segunda-feira, 2 de junho de 2014

As decisões para com o outro na vida....

Pense nisso nessa semana que se inicia...

Abraço a todos e até domingo se Deus permitir.

Att;


Wellington Vanzo
(034) 91064250


As decisões para com o outro na vida....

 

Mt. 5:21 – Jesus falando na Galiléia...

 

"Ouvistes o que foi dito aos antigos: Não matarás, mas quem matar será castigado pelo juízo do tribunal. 
Mas eu vos digo: todo aquele que se irar contra seu irmão será castigado pelos juízes. Aquele que disser a seu irmão: Raca, será castigado pelo Grande Conselho. Aquele que lhe disser: Louco, será condenado ao fogo da geena. Se estás, portanto, para fazer a tua oferta diante do altar e te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 
deixa lá a tua oferta diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; só então vem fazer a tua oferta. 
Entra em acordo sem demora com o teu adversário, enquanto estás em caminho com ele, para que não suceda que te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao seu ministro e sejas posto em prisão.
Em verdade te digo: dali não sairás antes de teres pago o último centavo."

 

 

As palavras de Jesus nestes versículos constituem sérias advertências para todos os discípulos, para todos os que querem viver conforme o Evangelho.

 

É de tal gravidade, que Jesus ordena que tudo cesse. Para tudo! Não continue até que resolva a questão.

 

Em razão das circunstâncias descritas nos versículos acima, o mundo está parado diante de Deus se você sabe que alguém tem algo contra você, e você que é objeto dessa certeza do outro, verdadeira ou falsa, procedente ou fruto da imaginação do próximo, nada faz na direção de mudar o que no outro se estabeleceu como verdade. Se não for verdade, trazendo luz à consciência alheia com a devida humildade, dizendo: não é desta forma, houve um mal entendido... deixe-me explicar isso.

 

Se o que o outro tem é verdadeiro, tem razão de ser. Pare tudo! Vai lá! Confessa os pecados, deixa de lado o orgulho e reconcilia-te com ele, busca tua absolvição,  pois é dele que tu precisas.

 

Neste instante o próximo assemelha-se a Deus. Se o que machucou ou atingiu o outro for humilde e quebrantado e pedir perdão com a sinceridade que Deus chancela como verdade, e o próximo fechar o coração, aí o problema fica com ele, saiu das mãos de quem praticou a ofensa.

 

O que Jesus diz é que os céus congelam, frisam, pedram, desde que, você sabendo, não curou, não buscou, reconheceu, não se moveu para tratar, para solucionar, para reparar, para acalmar o outro, para limpar as feridas que você fez.

As vítimas em situações são variadas. Pode ser o marido, a mulher, os filhos, os pais, o irmão de caminhada....

Vocês eram amigos, andavam juntos, se estranharam por um motivo razoável ou banal, o outro ficou com algo doído, uma queixa contra você, e você, sabedor não vai, não volta atrás, não o procura e deixa o outro padecendo, sofrendo, angustiado, ferido ou decepcionado.

 

As racionalizações são frequentes também nestas ocasiões: não tenho o que explicar, não quis ofendê-lo, não era o que gostaria de dizer, fui mal interpretado...

 

Entretanto, justificativas à parte, o que Jesus diz é: você sabe, está ciente e mesmo assim quer ter comunhão comigo, quer chegar perto do meu altar, quer provar a realidade de Deus, conhecer a Deus, quer ser por Deus, para Deus, servir a Deus. Pare tudo! Largue o que estiver fazendo ainda que seja "para Deus". Os céus estão congelados, desde que a sua consciência internalizou esse saber do estado do outro e você fechou o coração por qualquer razão e até se deu mais razoes contra o outro.

 

As suas obras atuais podem ser inegavelmente dignas aos olhos humanos. Você pode pregar, socorrer os necessitados, visitar os presos, orar pelos enfermos, aconselhar os miseráveis, mas se o seu coração em relação a quem você machucou ou feriu não está pacificado, ainda que você tente tente ser generoso com o mundo inteiro, se com esta ficou assim, tudo o mais está congelado, pedrado....

 

Como disse Paulo, ainda que pela sua fé montes e montanhas sejam transportados de um lugar para o outro, sem amor,  os céus congelam. Nada acontece, você congelou a graça, o amor, o perdão...e congelou a você mesmo, quando deixou o outro congelar nele.

 

O evangelho não aproveitará a ninguém se não houver disposição, no íntimo, de perdoar ao próximo.

 

Como disse Jesus: quem não perdoa o que pecou contra ele como o pai o tem perdoado gratuitamente, esse se auto-encarcera, chama todos os juízos e maldições da lei de volta sobre si, por que só a graça suspende as maldições da lei,  quando pela fé se recebe a graça e o favor e uma vez tendo recebido, transfere-se como perdão, justiça, generosidade para o próximo.

 

É um circulo, e este processo precisa se  completar, se a graça que vem dos céus e que infinita, louca e arbitrariamente, nos justifica, só por que cremos que Ele pagou tudo. Esta mesma graça se congela, trazendo condenação sobre mim, se do intimo, nós, sendo perdoados, não perdoarmos a todos que nos ofenderam.

 

Ora, tudo o mais é verborragia e esforço retórico! Se o evangelho não nascer nas entranhas da conversão humana, num nível de consciência que leve a uma radicalidade transformadora. Se o Evangelho não nos "engravidar", não implantar o Filho de Deus em nós,  com o coração de Deus, com a mente de Cristo, não vingou o evangelho em sua vida, nem na minha, nem em ninguém...

 

Pense em você agora! Você consegue refletir sobre gente que tem coisas contra você? Não se preocupe com venetas loucas, que brotam em gente traumatizada, melindrada, insegura, com vitimizações frequentes. Não! O problema reside em relacionamentos estreitos. Pode ser um amigo, um companheiro de jornada, o irmão, pai, mulher, mãe, irmão de igreja, alguém que tem algo contra você,  e você sabendo não alivia, esclarecendo se ele não estiver com a verdade ou pedindo perdão se tiver doído pela realidade do que aconteceu.

 

O tempo para isso é hoje.

 

Jesus disse que é "ENQUANTO ESTAMOS NO CAMINHO".... é hoje, o tempo de largar tudo no altar, reconciliar-se com o irmão...

É aqui que tudo acontece, toda a trama se desenrola no chão da vida, por isso Jesus diz: larga tudo e vai primeiro...

 

A ênfase de Jesus é tanta que é como se dissesse: deixa Deus para trás...você pensa no altar como culto, Deus em primeiro lugar, não tem a ver com aparência, símbolos, religião... Jesus diz: Deus está nele, no outro, no próximo... sofrendo.

 

Você quer cultuar a Deus? Corra onde está seu irmão.  Quer oferecer a sua vida  como oferta diante Dele? Se o seu próximo está machucado por você,  há nada a oferecer aqui, por que Deus está no coração, na vida do outro. O altar é o ferido que que você machucou com deliberação... e sabendo, não curou com graça, humildade, pedido de perdão sincero.

 

O Pastor Carlos Bregantim gosta de dizer: "O coração do outro é terra santa"....

 

Nada é mais simples, tragicamente simples, sério, no existir na presença de Deus. Quem ama O conhece, quem O conhece, sabe que Ele é amor, quem O conhece como amor, prova esse amor, quem ama perdoa, quem perdoa, fica humilde para se reconhecer pecador e pedir perdão, todo o que perdoa não tem problema de pedir na hora perdão...

 

Se é tão simples, é grave também. Se o orgulho o conduzir à indiferença a ponto de dizer essa pessoa não existe para mim, é "raca" (hebraico), sem importância, insignificante. Isso coloca homens e mulheres, crentes que se arrogam a discípulos de Jesus em situação inferior à de publicanos e meretrizes, visto que quanto a estes Jesus disse que os precederiam no Reino dos Céus.

 

Sim! A prática religiosa ou a espiritualidade pode ser impecável do ponto de vista da exterioridade, mas o coração pode estar cheio de ódio.

 

Um coração que não aprendeu a graça do perdão, do caminho da reconciliação, não aprenderá e fruirá nenhum beneficio do evangelho, jamais.

 

Se não for algo verdadeiro e visceral, permeando as  emoções e o ser, nenhum evangelho realizou bem algum e não se deve esperar bem nenhum do evangelho, se o coração decidir viver de raivas continuas, desprezos contínuos, ódios e rejeições contínuas.

A mensagem tácita para Deus é de que não se gosta de Deus,  de que não o aceita, por que Deus é amor e se você está escolhendo quem Deus não é, para ser em você, tal escolha revela a ausência de estima e zelo pelo que Deus efetivamente é.

 

Romualdo Junior


*Reflexão proposta na reunião da Estação do Caminho da Graça no último sábado, dia 17/05/2014.


-- 


--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo quot;Mentores do Caminho" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para mentoresdocaminho+unsubscribe@googlegroups.com.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!!! Comente aqui! Sua opinião é sempre bem vinda!