segunda-feira, 7 de outubro de 2013


Não há petróleo na terra do petróleo

Não há petróleo na terra do petróleo.
Nosso gerador parou. Andamos um bocado junto do Godswin, o menino encarregado por correr pra baixo e pra cima atrás do gerador e de petróleo.
Nada de petróleo em Eket.
Estamos pisando em cima de petróleo, mas não há petróleo aqui.
O subsolo poderia transformar o up-solo numa Suíça, mas o que se vê acima-do-solo é muita miséria e gente que enriquece com a miséria, quando faz do caos um pano de fundo para suas nobres causas de egoísmo e enriquecimento.
Hoje, na terra do petróleo onde não há petróleo para senão além dos mares, os homens do petróleo vieram visitar o orfanato. Vieram com o Bispo Senhor dos Tijolos, um homem que só pensa em construção e no próprio lucro. Os brancos do petróleo vieram com seguranças armados com metralhadoras e com papéis de documentos para a construção de um banheiro no orfanato e de um espaço para o gerador. O bispo senhor dos tijolos estava exultante.
As crianças, não sei ainda o porquê, não os receberam com a mesma euforia com a qual nos recebem sempre e nos receberam mesmo debaixo de chuva e, com eles, o dia estava lindo.
David foi ajudar com o gerador e o quebrou. Não foi culpa dele. Passou a noite toda, com lanternas, tentando recuperar o gerador. Ele e Godswin. Lutaram, mas perderam. Ficamos no escuro. Léo e eu fizemos uma sessão de viola no escuro, cantarolando o que lembrávamos. Dormimos cedo.
Sem banho.
Again…
Gito Wendel
07 de Outubro de 2013 | Eket, Akwa Ibom, Nigéria
- See more at: http://caminhonacoes.com/novo/nao-ha-petroleo-na-terra-do-petroleo/#sthash.mrGWL8e8.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!!! Comente aqui! Sua opinião é sempre bem vinda!